Nosso nome

«Nosso Instituto foi consagrado ao Sagrado Coração de Jesus desde o inicio de sua origem.

Assim, nas condições históricas de nossas origens, nossa orientação espiritual encontra sua expressão na devoção ao Sagrado Coração.

Durante nossa meditação sobre o projeto de nosso estabelecimento e durante que nós suplicavamos com fervor e perseverança as luzes do Espírito Santo, a querida Irmã Marie e eu suplicávamos Deus para nos fazer conhecer sob qual título seria agradável que a Boa Obra lhe fosse consagrada e  nós sentimos  inspirados  consagra-la ao divino Coração de Jesus e dar às irmãs o nome de Filhas da Caridade do Sagrado Coração de Jesus.»

Jean-Maurice Catroux

O Pai Catroux e Mãe Marie designaram interior de Jesus como o centro de seu ser onde se encontram e se abraçam Deus e o homem, a fonte emanam seus pensamentos, suas disposiçãos, seus sentimentos e seus atos, a fonte de onde jorra para todos os homens a salvação de Deus, a fonte inesgotével de todas as graças para nós e por toda a Igreja.

“O mistério da proximidade de Deus, de Deus vivendo entre nós, é realizado no coração de Cristo. Jesus Cristo é o centro onde tudo converge, onde a aliança entre Deus e os homens é cumprida. “

Regra de vida 1.2

O coração na Biblia

«É na Bíblia que devemos recorrer para conhecer o Fogo que nos dá a vida. Quando a Bíblia usa a palavra coração é, a maioria das vezes, nós mesmos que ela fala, é nós mesmos que ela se dirija.

O coração da palavra significa então o que há de mais profundo em nós. Ela significa este centro de nós mesmos onde fazemos a experiência quando dizemos “Eu”; este centro de onde jorra e nossa vida corporal e nossa vida espiritual indissoluvelmente unidos um ao outro.

Um sinal distintivo

É dele que surge a bondade ou a malícia. É nele que se faz ouvir a voz da consciência moral, que se efetua a conversão, que se enraízam as atitudes interiores e os comportamentos exteriores. Podemos multiplicar as expressões, nenhuma outra palavra pode expressar melhor do que a Bíblia designa pela palavra coração. »

  1. Carmen Jetté, As Filhas da Caridade do Sagrado Coração de Jesus, p. 21

Uma cruz!

Um coração sobre a cruz!
Um coração com sombras e luz.

O Coração de Cristo, que atinge o ser humano
em toda a sua vulnerabilidade,
em todas a suas riquezas.

Uma luz vindo do Coração.

Isso é a Vida!

Isso é o Amor
Amor de ternura.
Amor de compaixão.

Filhas da Caridade do Sagrado do Coração de Jesus

Tudo para a Glória de Deus!

 

“Que ele faça Cristo habitar em vossos corações; pela fé, e que estejais enraizados e bem firmados no amor.

Assim estareis capacitados a entender, com todos os santos, qual a largura,  o comprimento,  a altura,  a profundidade, conhecereis também  o amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento, e sereis repletos da plenitude de Deus.”

Ep. 3, 17-19